DICAS DE USO DOS TRAVESSEIROS E EDREDONS DE PENAS E PLUMAS DAUNE

Dormir bem é essencial para manter-se saudável, melhorar a qualidade de vida e aumentar a longevidade.

Durante o sono ocorrem processos metabólicos, que se forem alterados, podem afetar o equilíbrio de todo organismo.

Quem dorme menos que o necessário tem menos vigor físico, envelhece precocemente e está mais propenso às infecções, à obesidade, à hipertensão e  à diabete.

Segue abaixo algumas dicas para garantir que você não tenha mais problemas na hora de dormir:

Para melhorar seu sono:

• Travesseiros e edredons de penas e plumas de ganso DAUNE, pois são materiais muito leves que oferecem aos produtos de cama um toque macio e suave.
• Travesseiros DAUNE confortáveis, que se ajustem à cabeça e ao rosto.
• Utilizar um travesseiro DAUNE que mantenha a cabeça e o pescoço alinhados à coluna cervical para promover o relaxamento dos músculos do corpo.
• Para quem dorme de lado, recomenda-se um travesseiro DAUNE de suporte firme e com altura que preencha o espaço entre o ombro e o pescoço.
• Para quem dorme de costas, o ideal é um travesseiro DAUNE de suporte médio que preencha o espaço da nuca, evitando flexão do pescoço.
• Para quem dorme de bruços, indica-se um travesseiro DAUNE de suporte suave ou médio, mais baixo e macio para evitar a hiperextensão do pescoço.
• Por fim, para aqueles que sofrem de alergias ou doenças respiratórias, deve-se adquirir um travesseiro DAUNE com propriedades antibacterianas.

Para uso dos produtos Daune Travesseiros de Penas e Plumas:
• Use capas protetoras de travesseiros DAUNE para ajudar a manter a vida útil do produto.
• Exponha seus travesseiros e edredons de penas e plumas de ganso DAUNE ao sol antes de utilizá-los pela primeira vez e nunca os guarde em lugar úmido.
• Produtos de penas e plumas de ganso DAUNE são muito resistentes e retornam à sua forma original mesmo depois de receber uma pressão equivalente a 80.000 vezes o seu peso.
• Para manter a maciez, lembre-se apenas de sacudir suavemente os produtos de penas e plumas de ganso DAUNE após o uso diário.
• É recomendada a troca do travesseiro de 2 em 2 anos.
• Lavar os travesseiros e edredons de penas e plumas de ganso DAUNE, sempre que for necessário, em lavanderias especializadas.

A Importância de um Sono de Qualidade

Você já deve estar cansado de ouvir o quanto o sono é importante para a saúde. Um sono de qualidade é essencial para levar a vida de uma maneira mais tranquila e inclusive evitar doenças. Pode parecer exagero dizer que o sono é o responsável tanto por diversos problemas ou de saúde dos mesmos, já que é um aspecto que muitas vezes passa despercebido. A importância do sono vai além de apenas descanso físico, e está diretamente ligada à sua saúde de modo geral, influenciando no equilíbrio do seu metabolismo.

Hoje em dia é muito comum encontrar pessoas que reclamam de insônia e outros problemas do sono. Este é um fator muito preocupante, já que o sono é muito importante para o desenvolvimento do corpo, desde crianças a adultos.

Durante o sono, o corpo descansa, mas o nosso organismo não para nunca. Durante estas horas é que o organismo trabalha em diversas funções. Quando estamos dormindo o nosso cérebro organiza todas as memórias do dia anterior, inclusive organiza pensamentos e exercita a criatividade.

É comprovado cientificamente que a insônia auxilia no ganho de peso, já que durante o sono o nosso corpo libera o hormônio da saciedade (leptina), e quando você não dorme acaba compensando tudo com comida.

Além da leptina, durante o sono também liberamos o hormônio do crescimento: para as crianças é essencial que o sono seja de qualidade para que se desenvolvam adequadamente. Na vida adulta o hormônio do crescimento também é liberado, mesmo que em quantidades menores. Durante esta fase da vida o hormônio do crescimento evita a flacidez e garante mais disposição ao corpo.

Benefícios do sono de qualidade

O sono de qualidade previne a obesidade, combate a hipertensão, controla o diabetes e diminui o risco de doenças cardiovasculares. Além disso, como já dito, o sono fortalece a nossa memória e melhora o desempenho em todas as atividades do dia-a-dia, sendo físico ou mental.

Para dormir bem

  • Se o seu sono não vai bem você deve procurar ajuda ou mudar alguns hábitos da sua vida. Praticar exercícios regularmente e manter uma boa alimentação pode ajudar a combater a insônia.
  • Aderir a exercícios relaxantes na sua rotina, como a meditação e o mindfulness, podem ajudar muito, já que acalmam o corpo antes de dormir e diminuem a tensão e a ansiedade, fatores que provocam a dificuldade em dormir com rapidez.
  • A importância que você dá ao seu sono deve ser mantida com o lugar onde você vai descansar. Preparar o local de dormir é essencial: livre de ruídos, com temperatura agradável e uma superfície adequada ao seu sono. Dessa forma é mais difícil que o sono sofra interferências durante a noite.
  • Caso você passe por noites de insônia não passe o tempo rolando na cama: isso não vai fazer com que você volte a dormir com facilidade. Levante, faça algum exercício ou outra atividade e volte à cama quando sentir o cansaço bater.

A importância do sono é tanta que quando você não forme bem não consegue desenvolver nenhuma das atividades do dia-a-dia com plenitude. Muitas pessoas acabam encontrando doenças do sono que impedem noites tranquilas. Quando isso acontece é imprescindível que se procure um médico especialista para que o problema seja identificado e controlado.

É comprovado cientificamente que 8 horas de sono são essenciais para a saúde física e mental e evita diversas doenças ao longo da vida. É muito importante que se dê a devida atenção ao sono, evitando hábitos que provavelmente farão com que você perca a habilidade de dormir e, mais importante ainda, não troque o seu sono de qualidade por mais horas úteis no seu dia. Lembre-se sempre de que se você não dorme seu cérebro não trabalha corretamente e o corpo não te responde da forma que você gostaria, provocando vários problemas de desempenho no seu dia-a-dia.

10 dicas para dormir bem

A falta de sono ou a dificuldade para dormir bem diminui a capacidade de concentração durante o dia podendo provocar também alterações de humor. Além disso, quando a má qualidade do sono se torna frequente pode haver alterações no apetite e problemas de saúde como estresse, ansiedade e falhas da memória podem se instalar.

Indicamos aqui algumas dicas que podem ser úteis por melhorar a qualidade de sono, que devem ser adotadas como novo estilo de vida.

1. Respeite o horário de ir dormir

Em média é preciso dormir cerca de 8 a 9 horas de sono repousante para estar bem alerta no dia seguinte e, por isso, quem precisa acordar cedo também deve ir para a cama cedo, respeitando estes horários até mesmo nos fins de semana e feriados. Uma boa dica é ter um alarme no celular para te lembrar que horas você deve ir para a cama.

2. Desligue a TV

Cerca de 1 hora antes do horário ideal de ir para a cama desligue a TV, o computador e fique longe destes aparelhos, assim como do celular e dos jogos de vídeo game, pois eles excitam o cérebro e te deixam mais agitado, prejudicando o sono. Os únicos aparelhos que podem estar ligados no quarto durante o sono são o rádio, para tocar os sons da natureza, ar condicionado ou o ventilador, pois eles produzem ruídos que facilitam o sono.

3. Leia antes de dormir

Deite-se na cama somente quando tiver sono, antes disso, pode-se ficar recostado na cama, lendo um livro sob uma luz um pouco mais fraca. De preferência, leia algo que traga paz e tranquilidade e evite livros que promovem a tensão e o stress como os livros com histórias& de terror, por exemplo.

Ler antes de dormir
 

4. Crie um ambiente escuro

Apague as luzes da casa e deixe somente um abajur ligado. De preferência, que ele tenha uma luz laranja, pois ela favorece o sono, conforme indica a cromoterapia. Mas se isso não for possível tente manter as luzes apagadas para que a penumbra facilite o sono.

5. Cochile depois do almoço

Um cochilo de aproximadamente 10 minutos logo a seguir ao almoço já deve ser o suficiente para relaxar sem prejudicar o sono noturno. Não tire sonecas prolongadas durante o dia, pois elas podem “roubar” o sono da noite. As sonecas prolongadas durante o dia são somente para bebês e crianças de até 4 anos de idade.

6. Faça exercícios regularmente

Pratique pelo menos 30 minutos diários de exercícios, mas que não sejam depois das 21 horas, pois também podem prejudicar o sono. Ao praticar exercícios o corpo gasta mais energia e há um aumento da necessidade de descanso. Se você não consegue ir para academia, experimente caminhar um pouco depois do jantar.

7. Evite tomar café depois as 17h

Evite o consumo de alimentos estimulantes, como coca-cola, café, chá preto e guaraná a partir da 5 horas da tarde. Sempre que possível opte pelos alimentos que favorecem o sono, como um copo de leite morno ou uma taça de vinho tinto, por exemplo.

Não tomar estimulantesNão tomar estimulantes

8. Silêncio é fundamental

Evite ambientes muito barulhentos. Comprar um protetor de ouvidos que se usa nas piscinas pode ajudar a encontrar o silêncio necessário para dormir. No entanto, algumas pessoas precisam de um barulho de fundo para conseguirem pegar no sono, os chamados ruídos brancos, como o barulho de uma máquina de lavar roupa, do exaustor da cozinha ligado ou um rádio fora da estação, por exemplo. Também existem alguns aplicativos de celular que produzem estes ruídos, facilitando o sono.

9. Conforto para dormir bem

Tenha um quarto confortável para dormir, o ideal é ter cortinas que deixem o quarto bem escuro durante a noite (um blackout pode ajudar) e a temperatura do quarto também é importante. O quarto não deve estar nem quente, nem frio. Além disso, um pijama confortável e um bom travesseiro também podem ajudar a relaxar, diminuindo a tensão nas costas e no pescoço, facilitando o sono.

10. Levante cedo diariamente

Quando o despertador tocar pela manhã, espreguice-se, mas levante-se logo e, se possível, abra as cortinas e as janelas, deixando o quarto bem claro para que o cérebro e o corpo entendam que já é hora de levantar para um novo dia.

Se mesmo ao seguir todas estas dicas durante 1 mês não conseguir dormir bem, aconselha-se uma consulta médica, pois existem algumas doenças que dificultam o sono, como a síndrome das pernas inquietas, enxaqueca, apneia do sono e as alterações hormonais e para todas elas existem soluções.

Fonte: https://www.tuasaude.com/10-dicas-para-dormir-bem/

Dormir menos deixa pessoas menos atraentes, indica pesquisa

Pessoas que perdem duas noites de sono já parecem ‘significativamente mais feias’ para outros indivíduos.

Um experimento mostrou que a expressão do “sono da beleza” realmente faz sentido. Pessoas com menos horas de sono pareciam menos atraentes para estranhos, segundo um estudo publicado no Royal Society of Open Science.

Apenas duas noites mal dormidas já eram o suficiente para tornar a pessoa “significativamente mais feia”, diz a pesquisa. Indivíduos com olhos inchados e olheiras de cansaço foram notados como menos saudáveis e, inclusive, menos socializáveis.

O experimento

Pesquisadores do Instituto Karolinska, na Suécia, convocaram 25 estudantes universitários, homens e mulheres, para o experimento do sono. Eles pediram que os voluntários tentassem dormir bem nas duas primeiras noites e, uma semana depois, que dormissem apenas quatro horas pelas duas noites seguintes. Os estudantes receberam um equipamento para medir seus movimentos noturnos para, assim, ter certeza de que eles estavam cumprindo as recomendações.

Após as noites mal e bem dormidas, foram tiradas fotos dos voluntários sem maquiagem. Em seguida, pediram a 122 estranhos – homens e mulheres que vivem em Estocolmo, capital da Suécia – para dar notas por atratividade, aparência de sonolência e de saúde e até confiabilidade. Depois ainda perguntaram: “O quanto você gostaria de socializar com esta pessoa da foto?”.

Em geral, os estranhos conseguiram notar se a pessoa estava cansada e, nos casos em que parecia sonolenta, a nota de atratividade era menor. Os que avaliaram as fotos também se mostraram menos interessados em socializar com os estudantes cansados, que também foram percebidos como menos saudáveis.

Os autores do experimento dizem que isto faz sentido em termos evolutivos. “Um rosto com aparência pouco saudável, seja pela falta de sono ou por outro fator, pode ativar mecanismos de defesa em outros indivíduos que o corpo normalmente ativa para se evitar doenças”.

Universitários fizeram experimento em que tiveram que dormir menos do que o ideal (Foto: Divulgação)

“Não quero deixar as pessoas preocupadas e fazer com que elas percam noites de sono por causa desses resultados”, comentou autora principal do experimento, Tina Sundelin, do departamento de Neurociência Clínica do instituto. “Muitas pessoas lidam bem se perdem algumas horas de sono algumas vezes”.

O professor de psicologia evolutiva da Universidade de Liverpool (Reino Unido), Gayle Brewer, que não participou do estudo, concorda com os resultados.

“O julgamento da atratividade de alguém é algo inconsciente, mas todos nós fazemos isto, e somos capazes de notar sinais mínimos de se a pessoa parece cansada ou pouco saudável”, afirma Brewer.

“Queremos que nossos parceiros sejam atraentes e enérgicos. Este estudo é um bom lembrete de como o sono é importante para nós”, acrescenta.

Fonte: http://g1.globo.com/bemestar/noticia/dormir-menos-deixa-pessoas-menos-atraentes-indica-pesquisa.ghtml

 

21 Dicas Para Ter um Sono Saudável

O ser humano precisa de no mínimo oito horas diárias de sono, mas temos hoje novas necessidades de mercado, como trabalho noturno, certas diversões que acontecem cada vez mais tarde da noite faz com que haja discrepância nas necessidades do corpo.

Cada pessoa dependendo de sua profissão, de seu trabalho, lazer, precisa adaptar o organismo a essas exigências. A má adaptação tem como conseqüência a obesidade, determinadas doenças, mau humor e queda na qualidade de vida. Só que é preciso acompanhar a evolução.

Com o sono ocorre algo parecido, por isso apresentamos algumas dicas para ter um sono efetivo e não engordar:
1- Evite álcool pelo menos três horas antes de deitar-se. Ele relaxa no início, mas depois pode causar sono agitado e insônia.

2- Durma pelo menos oito horas por noite, isso mantém a velocidade de seu metabolismo. Se trabalhar à noite, durma de dia. Mantenha o quarto bem escuro.

3- Sonecas curtas durante o dia, antes das quatro horas da tarde é revigorante.

4- Evite comer exageradamente antes de deitar. Isto pode causar problemas estomacais e interferir no seu sono. Faça apenas um lanchinho.

5- Procure abafar o máximo o barulho externo para que não o perturbe.

6- Evite dormir na poltrona ou sofá antes de ir para a cama. Durma direto na cama.

7- Estabeleça horário para dormir e acordar. Acerte seu relógio biológico.

8- Evite poeiras no seu quarto.

9- À noite evite comidas muito temperadas.

10- Mantenha seu colchão em boas condições.

11- Evite ficar beliscando antes de dormir, principalmente doce e biscoitos.

12- Um banho morno antes de deitar é muito bom.

13- Evite relógio barulhento.

14- Quando não conseguir dormir e ficar se virando na cama, levante e leia algo sem compromisso.

15- Acostume a fazer um relaxamento do corpo e mente antes de dormir.

16- Evite bagunça no quarto para que não fique preocupado.

17- Se estiver preocupado com alguma coisa escreva num papel e deixe fora do quarto.

18 – Se tiver alergia a alguma coisa do quarto elimine-a.

19 – Cuidado com medicamentos que contenham cafeína. Eles tiram o sono.

20 – Evite beber muito líquido antes de dormir.

21 – Dormir com animal de estimação ou criança pode interromper o sono.

Conheça o Belvedere Vista Chinesa

O Belvedere  fica em meio a Serra da Mantiqueira na rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro, a SP-123, conta com estacionamento e está localizado bem próximo do Portal de entrada de Campos do Jordão. É o primeiro ponto turístico da cidade para contemplação da natureza, (para quem está chegando em Campos).
No mirante você pode apreciar as magníficas montanhas que envolvem o Vale do Lajeado. Prepare a máquina fotográfica, pois a natureza reserva um espetáculo a parte quando os últimos raios de sol colorem o horizonte, uma verdadeira pintura que se renova no dia a dia em tons diferentes da nossa aquarela.

 

Curiosidade: no inverno o Belvedere recebe a visita dos lindos quatis, que saem do meio da mata a procura de alimentos.
No local a um comércio que a muitos anos vem atendendo os visitantes com caldo de cana, milho cozido, compotas de doces, camisetas e lembranças que levam o nome de Campos do Jordão.

 

Serviço

Entrada: de graça
Rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro – SP 123

Como chegar

O mirante fica próximo ao Portal de entrada de Campos do Jordão, quase no final da Rodovia SP-123, fique atento ao transito e respeite suas regras, pois o mirante estará localizado ao lado esquerdo da rodovia, (para contornar).

Caso você esteja na Vila Capivari, siga na avenida principal que da acesso a saída da cidade, passe o Portal de Campos e siga na Rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro até o Mirante Belvedere, que fica do lado direito da estrada!

De quantas horas de sono um bebê precisa entre dia e noite?

A dúvida sobre a quantidade de sono adequada para a criança é provavelmente uma das mais frequentes na cabeça de pais e mães do mundo inteiro. Para ter uma ideia geral, veja abaixo uma tabela com números de quantas horas de sono a média das crianças precisa em cada idade.

Só não se esqueça de que cada bebê é de um jeito, e alguns chegam a dormir até duas horas a mais ou a menos que os outros.

Idade Durante a noite Durante o dia Total
Recém-nascido 8h30min 8h30 (várias sonecas) 17h
1 mês 9h 8h (várias sonecas) 17h
3 meses 10h 6h (3 sonecas) 16h
6 meses 10h 5h (2 ou 3 sonecas) 15h
9 meses 11h 3h30min (2 sonecas) 14h30min
1 ano 11h 3h (2 sonecas) 14h
1 ano e meio 11h 2h30min (1 soneca) 13h30min
2 anos 11h 2h (1 soneca) 13h
3 anos 10h30min 1h30min (1 soneca) 12h

Os bebês necessitam de mais horas de sono do que os adultos. Crianças com menos de 3 meses costumam dormir o dobro de horas que os pais, sendo metade delas durante o dia.

Quando pequenos, os bebês não dormem de uma vez só, já que precisam acordar para mamadas frequentes. Aos poucos, vão ficando mais acordados durante o dia e dormindo mais horas seguidas à noite.

É normal um bebê acordar tanto à noite?

Sim, acordar durante a noite é uma parte natural do ciclo de sono de todos nós, incluindo os bebês. Normalmente, passamos por fases de transição entre a vigília e o sono, depois pelo sono leve, o sono com sonhos e finalmente o sono profundo. O processo inverso acontece até que voltemos a acordar (muitas vezes sem nem perceber).

Cada um desses ciclos dura aproximadamente uma hora e meia, e tanto adultos como crianças completam, em média, cerca de cinco deles por noite.

Geralmente, não chegamos a lembrar que acordamos porque costumamos simplesmente mudar de posição, nos reacomodar no travesseiro e voltar a dormir. No caso dos bebês (a partir de seis semanas), eles podem acabar despertando de vez por uma série de motivos. Se isso estiver acontecendo na sua casa, experimente:

  • Diferenciar a hora de comer matinal da noturna: Deixe a folia e o papinho para durante o dia, já que as mamadas da noite devem ser tranquilas, em preparação para o sono. Ajude o corpo do seu filho a entender a diferença entre dia e noite e a hora de brincar da de dormir.
  • Deixar o bebê pegar no sono sozinho: Sempre que possível, coloque o bebê no berço quando ele estiver sonolento, mas ainda acordado. Com o recém-nascido não dá para fazer isso, mas conforme a criança vai crescendo é uma preocupação útil.
  • Estabelecer um ritual para o sono da noite: Não precisa ser nada de complicado. Basta dar um banhinho, trocar a fralda, colocar o pijama, ler uma história ou cantar uma música. Você pode encerrar seja qual for o ritual no próprio quarto do bebê, se quiser reforçar que aquele é um lugar gostoso de ficar. Veja mais dicas para criar o ritual do sono.
  • Oferecer um objeto de estimação: São as famosas naninhas. Um ótimo jeito de transformar um pano ou um bichinho em um companheiro favorito é deixando-o primeiro próximo a você para que absorva o seu cheiro. O bebê tem um excelente olfato, e o seu cheiro pode ajudar a confortá-lo.
  • Compartilhar a responsabilidade de confortar o bebê: Na hora de mamar no peito não tem muito jeito, mas na hora de arrotar, por exemplo, o papai pode acalmá-lo também.

Sono do dia e sono da noite

Administrar o horário das sonecas do bebê é um elemento-chave para um bom sono de um modo geral. Se uma criança tira uma soneca muito longa ao final da tarde, isso pode prejudicar o sono da noite.

O melhor é reservar o começo da manhã e da tarde para as sonecas, e, à medida que seu filho crescer, deixá-las para logo depois do almoço, com um intervalo bem grande antes da hora de dormir à noite.

Fonte: https://brasil.babycenter.com/x1500233/de-quantas-horas-de-sono-um-beb%C3%AA-precisa-entre-dia-e-noite

Quais são as fases do sono? O que acontece em cada uma?

Há cinco fases do sono: estágios 1, 2, 3, 4 e REM (sigla para Rapid Eye Movement ou Movimento Rápido dos Olhos). Normalmente, quando você está dormindo, você começa no estágio 1 e passar por cada etapa até atingir o sono REM. O ciclo recomeça a cada 90-110 minutos. Seu cérebro age de forma diferente em cada estágio. Em algumas etapas, seu corpo se movimenta, enquanto em outras, você permanece completamente imóvel. Algumas das etapas estão diretamente ligadas com a saúde de sua memória, concentração e até problemas com estresse. Afinal, o que acontece exatamente em cada uma das fases do sono?

  • Fase 1

É o sono leve, onde você experimenta um entrar e sair do sono, sendo facilmente acordado. O movimento dos olhos e os movimentos do corpo desaceleram. Você pode experimentar movimento espasmódico de pernas ou outros músculos. Estes sono inicial e tais espasmos são os que causam as repentinas sensações de queda que acordam um indivíduo no susto.

Gráfico de atividade cerebral

 

  • Fase 2

Cerca de 50 por cento de seu tempo dormindo é gasto nesta etapa do sono. Durante este estágio, o movimento dos olhos pára e suas ondas cerebrais (uma medida do nível de atividade do cérebro) tornam-se mais lentas, o corpo esfria e os músculos começam a relaxar. Haverá também breves explosões de atividade cerebral chamado fusos do sono, associados normalmente a espasmos musculares.

  • Fase 3

É a primeira fase do sono profundo. As ondas cerebrais são uma combinação de ondas lentas, conhecidas como ondas delta, combinadas com as ondas mais rápidas. Durante este estágio, pode ser muito difícil acordar alguém. Quando acordado durante este estágio, você pode sentir-se fraco e desorientado por vários minutos antes de recobrar plena consciência de seus arredores e ações.

  • Fase 4

Segunda fase do sono profundo. Aqui, o cérebro trabalha quase que exclusivamente com as ondas delta lentas. Também é muito difícil acordar alguém. Ambos os estágios de sono profundo são importantes para se sentir revigorado pela manhã. Se essas etapas são muito curtas, o sono não vai ser satisfatório. As ondas delta são medições da atividade do cérebro e normalmente estão associadas com o começo dos sonhos, ou seja, o descanso so cérebro das atividades do dia a dia.

Os estágios 1, 2, 3 e 4 são necessários principalmente par ao descanso e relaxamento do indivíduo, além da secreção do hormônio do crescimento para aqueles que estão neste estágio (principalmente adolescentes e crianças). Pessoas que tem problemas de insônia normalmente não conseguem passar do estágio 1 e as pessoas com má qualidade de sono raramente completam o ciclo com o sono REM.

  • REM – Rapid Eye Movement

Saúde na hora de dormir

O ciclo completo em uma noite de sono é extremamente importante para garantir um equilíbrio físico, químico e mental para um indivíduo. Noites mal dormidas podem resultar em irritabilidade, depressão, dificuldades com a memórias e muitos outros problemas que podem atrapalhar muito a vida de um indivíduo. (Foto: koraorganics.com)

Fase do sono em que a maior parte dos sonhos ocorre. Quando você entra em sono REM, sua respiração torna-se rápida, irregular e superficial. Seus olhos se movem rapidamente e seus músculos se tornam imóveis. A freqüência cardíaca e pressão arterial aumentam. Homens podem desenvolver ereções. Cerca de 20 por cento do sono é o REM. Começa a cerca de 70 a 90 minutos depois de adormecer.

O primeiro ciclo de sono tem um curto período de sono REM. A medida que os ciclos passam e o horário de acordar vai chegando, o tempo gasto no sono REM aumenta e os estágios de sono profundo diminuem

Os pesquisadores não entendem completamente o sono REM e os sonhos. Eles sabem que é importante para a criação de memórias de longo prazo. Se o sono de uma pessoa REM é interrompido, o ciclo do sono seguinte tende a não seguir a ordem norma, muitas vezes indo diretamente para o sono REM até o momento de onde o sono foi interrompido. Ter uma noite de sono sem REM não significa não ter um sono de má qualidade. Porém, é necessário tomar cuidado quando você sonha pouco: isso pode ser um sinal de algum problema de sono, de memória ou no estágio REM. Fique de olho e preste bastante atenção, pois um sono de qualidade não é uma opção, é uma obrigatoriedade. Cuide de sua saúde, descubra as causas do problema e tenha certeza de que você está fazendo tudo ao seu alcance em prol de um sono de maior qualidade. Seu corpo agradece!

11 benefícios de uma boa noite de sono

Dormir com qualidade é o melhor medicamento possível. Uma boa noite de sono dá mais energia, ajuda a diminuir o estresse e melhora o bem-estar em geral.

Já o débito de sono afeta todas as funções do corpo, da memória e do estado de espírito, explica Shalini Paruthi, uma especialista em sono da Academia Americana de Medicina do Sono.

Caso você ainda não esteja convencido disso, a especialista apresenta 11 benefícios do sono. Confira:

1) O sono mantém seu coração saudável
“A má qualidade do sono está associada a problemas de saúde no coração, de pressão alta a ataques cardíacos“, diz Paruthi. Aqui está o motivo: uma noite mal dormida pode levar a um aumento nos hormônios do estresse como o cortisol. O aumento nos hormônios de estresse obriga seu coração a trabalhar mais e aí ele não tem o descanso que necessita”, explica o especialista.

2) Ajuda a prevenir os quilinhos extras
Uma boa noite de sono não irá necessariamente resultar na perda de peso, mas pode mantê-lo longe de ganhar alguns quilos extras. A insônia sobe a produção do hormônio grelina, que estimula o apetite, explica o especialista de sono Michael Breus, autor do livro “The Sleep Doctor’s Diet Plan” (O Plano de Dieta do Sono do Doutor, em tradução livre). “A insônia também leva a uma diminuição do hormônio leptina“, diz Breus. Mais propenso ao stress e com menos energia, a falta de sono reduz a sua capacidade de evitar alimentos não saudáveis.

3) Uma boa noite de sono reduz suas chances de bater o carro
Falta de sono reduz a capacidade de concentração. Portanto, “dirigir um carro quando você está com sono é tão perigoso quanto dirigir bêbado”, diz Paruthi. Pessoas que dormem regularmente por seis a sete horas por noite são duas vezes mais propensas a entrar em um acidente do que aquelas que costumam dormir por pelo menos oito horas, diz um estudo da Fundação AAA para Segurança no Trânsito.Durma menos de cinco horas, e as chances de um acidente quadruplica, informa o estudo.

4) O sono fortalece o sistema imunológico
Quer ficar de fora da lista de lesões e ficar menos doente? Crie o hábito de descansar com qualidade para manter em “boa forma” as células e proteínas de seu sistema imunológico. Isso melhora a sua capacidade de derrotar os resfriados, a gripe e outras infecções. O sono tambémdeixa as vacinas mais eficazes. Depois de ser vacinado, pessoas comproblemas de sono não desenvolvem a mesma resposta de anticorposdo que pessoas bem descansadas, e isso as deixam mais suscetíveis“, diz Paruthi.

5) Uma noite mal dormida pode colocar seu emprego em risco
Enquanto uma boa noite de sono está ligada a uma melhorconcentração e melhora do desempenho cognitivo,  uma noite sem dormir faz com que você se sinta disperso e sem foco no dia seguinte.Isso coloca o seu emprego em risco. Você está mais propenso a cometer erros no trabalho, por exemplo, mas menos propenso a corrigi-los”, explica.

6) Uma boa noite de sono melhora seu desempenho sexual
Uma noite bem dormida mantém os níveis de testosterona alto, previneproblemas de ereção e garante que você nunca fique exausto demaispara o sexo. Se você não dorme bem, a qualidade do sexo pode cair. Pesquisas mostram que os homens que dormem menos de seis horastodas as noites têm níveis mais baixos de testosterona, explica Paruthi,e baixo nível de testosterona pode “afundar” o desejo sexual.

7) Um bom sono previne dor de cabeça
A privação do sono ajuda a aumentar a dor de cabeça, e faz você ser menos capaz de lidar com o estresse e ansiedade.

8) O sono ajuda a manter a boa forma
Dormir com qualidade é umsuplemento” esportivo da natureza, melhorando a sua velocidade, a coordenação, tempo de reação erecuperação muscular. Dormir mal atrapalha o seu desempenho na academia. Um estudo de 2013 de um instituto chamado Journal of Strength and Conditioning Research descobriu que a privação do sono reduz a força do músculo e a energia, especialmente se o treino for no final da tarde.

9) O sono melhora o humor
Pense na última vez em que você dormiu muito bem: você provavelmente acordou sentindo-se mais brilhante e otimista, e teve mais energia. “Uma noite de insônia pode torná-lo irritável no dia seguinte“, diz Paruthi. A insônia pode torná-lo também vulnerável aoestresse e ansiedade. Tudo isso atrapalha uma boa noite de sono, então você fica preso em um ciclo de insônia e mau humor. O plano de fuga:vá para a cama em uma hora decente e seu ciclo voltará ao normal. 

10) Uma boa noite de sono aumenta sua “tolerância” à dor
Se quiser ser mais resistente à dor, vá dormir. Essa é a sugestão de um estudo de 2012 da revista Sleep, que dividiu dois grupos: um que dormia 9 horas por noite e outro que dormia uma média de sete horas por noite. Os pesquisadores testaram por quanto tempo cada participante conseguia encostar o dedo a uma fonte de calor radiante. Pessoas do grupo de nove horas resistiu ao calor por mais tempo. Não está claro por que mais sono leva a mais tolerância à dor, masresultados semelhantes em outros estudos sugerem que uma longanoite de sono é um analgésico potente.

11) Melhora os relacionamentos afetivos
Considerando que a privação de sono contribui para o mau humor, não é de se espantar que quem dorme mal tem mais problemas com seu parceiro, incluindo uma maior probabilidade de desentendimentos euma reduzida capacidade de ter empatia, diz Paruthi. Os seus hábitos de sono tem um efeito mais amplo sobre as pessoas ao seu redor do que você imagina, contribuindo para a satisfação no relacionamento e para a felicidade“, acrescenta. 

Via The Huffington Post

 

Campos do Jordão têm Festa do Pinhão neste feriado

Tendas gastronômicas de 15 restaurantes e entidades estão na Praça do Capivari, com comidas que levam o pinhão como ingrediente.

Campos do Jordão realiza até o próximo dia 1º a Festa do Pinhão, evento que acontece há 56 anos na cidade e é um dos mais tradicionais do município.

Tendas gastronômicas de 15 restaurantes e entidades da cidade foram montadas na Praça do Capivari, com comidas que levam o pinhão como ingrediente. A programação também conta com apresentações musicais.

Neste sábado, há banda às 20h. No domingo, há apresentações de bandas às 16h e às 19h30. As atrações musicais são gratuitas.

A cidade também recebeu neste sábado uma apresentação da Esquadrilha da Fumaça da Força Aérea Brasileira (FAB), na Pista de Motocross, no bairro Santa Cruz.

A prefeitura espera receber cerca de 400 mil visitantes nos feriados de abril e maio: Páscoa, Tiradentes e 1º de Maio.

Fonte: G1 https://goo.gl/Oq1O4L